sábado, 28 de novembro de 2009

Ensino Fundamental de 9 anos



Falta pouco tempo para encerrar o prazo dado pelo governo para as redes se adaptarem ao novo Ensino Fundamental. As escolas públicas brasileiras têm até 2010 para garantir que todas as crianças com 6 anos de idade sejam matriculadas no 1º ano desse segmento. Confira aqui as respostas às questões mais frequentes, navegue pelo conteúdo exclusivo e participe do fórum enviando sua opinião e suas dúvidas sobre o tema.

Perguntas mais frequentes

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fracasso Escolar

O fracasso escolar, caracterizado por apresentar repetências e evasões, é um  assunto bastante complexo. Até hoje, tentamos encontrar soluções para reverter esse quadro lamentável  que há vários anos permanece na escola.
A culpa pelo insucesso escolar ainda é uma incógnita. Alguns culpam a família, o professor. Outros acreditam que isso ocorre devido a classe social do indivíduo ou até mesmo da criança.
O vídeo abaixo aborda questões relacionadas ao fracasso escolar .
   
Representações sobre o fracasso escolar

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores

A nova LDB legitimou no art. 23 a organização em ciclos. Portanto, os ciclos não são mais uma proposta isolada de algumas escolas. Arroyo no texto Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores reflete sobre a nossa visão tradicional de formação, juntamente com as propostas pedagógicas que estruturam essa nova modalidade de organização.