segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Escolaridade em ciclos: Desafios para a escola do século XXI




FERNANDES, Cláudia de O. A Escolaridade em Ciclos: Desafios para a escola do século XXI. RJ: WAK Ed, 2009.

Cláudia Fernandes em seu livro A Escolaridade em Ciclos: Desafios para a escola do século      XXI, enfatiza a ideia de repensar uma nova organização escolar.
Destaco abaixo, alguns trechos referentes ao livro

1. O fracasso escolar também tem sido uma temática importante para o campo dos estudos culturais. A relação entre fracasso escolar e a diversidade cultural tem sido exaustivamente pesquisada atualmente pelo campo curricular. (FERNANDES, 2009, p.31)
Atualmente, a relação entre fracasso escolar e a diversidade cultural tem sido pesquisada, porque nas escolas existem diversas culturas. Essas diferenças podem ser notadas pela postura, linguagem, gestos, roupas, enfim características marcantes de cada cultura. Além disso, é através da cultura da classe social do sujeito que tentamos entender o motivo pelo qual os indivíduos que pertencem às classes populares tendem abandonar as salas de aula.
2. “O tema do fracasso nunca nos abandonou, e o pensamento educacional brasileiro insiste em velhas concepções que o explicam como algo externo ao processo de ensino e à sua organização.”(FERNANDES, 2009, p.32)
A culpa pelo fracasso escolar sempre foi da família, do aluno ou da classe social do indivíduo. Ora, se o fracasso escolar é produzido na própria escola, por que ela também não é responsabilizada pelo insucesso escolar? Muitos fracassos poderiam ser evitados se a escola tivesse prestado atenção naqueles que já apresentavam comportamentos que resultariam em evasões e repetências. Entretanto, ela prefere, por comodismo, fechar os olhos para os problemas.
3. “Para estudiosos envolvidos com a implantação de sistemas ciclos, é consenso que os ciclos privilegiam o que é mais significativo em cada período de formação do sujeito, consideram os saberes e os valores que os alunos levam consigo para o espaço escolar, são coerentes com uma avaliação mais contínua e formativa dos alunos; favorecem a formação da identidade dos sujeitos na medida em que a composição das turmas toma como referência as idades dos alunos.” (FERNANDES, 2009, p.40)
Diferentemente do sistema seriado, que fragmenta a aprendizagem, os ciclos são coerentes com uma avaliação contínua, ou seja, o sistema ciclado não interrompe o conteúdo visto pelo aluno no ano anterior, pelo contrário, ele dá continuidade. Esse sistema valoriza os saberes dos educados, pois acredita que o indivíduo aprende a todo o momento e não apenas na escola.
4. “[...] “cai por terra a organização do currículo que toma o domínio de cada matéria como requisito para a mobilidade dentro do sistema de ensino”. Também, no entendimento das autoras em relação às justificativas para a implantação de um currículo coerente com um regime de ciclos “a concepção de conhecimento em rede contribui para subverter a hierarquia dos tempos escolares, que serviu de álibi para a reprovação e pretende inaugurar um período de grande liberdade da escola e dos professores para construir e desconstruir o currículo””. (FERNANDES, 2009, p.40)
O sistema seriado possui um currículo que não leva em consideração o nível de aprendizagem ou de dificuldade do aluno. Já o ciclado defende que o currículo deve ser construído de acordo com as necessidades da turma. Isso significa que os professores da organização em ciclos têm liberdade para construir e desconstruir o currículo, para que ele possa atender às necessidades específicas de cada turma.
5. “A história que estamos vivendo hoje nos direciona para repensar uma nova forma de organização do tempo e espaço escolares. A escola hoje apresenta experiências diversas de escolarização, tomando o termo escolarização no sentido já expresso em Hamilton. No entanto, sua organização ainda está montada a partir da lógica da escola seriada.” (FERNANDES, 2009, p.53)
A organização seriada avalia a aprendizagem do aluno por meio de provas. Além disso, ela não valoriza os saberes dos educandos e restringe-se apenas aos conteúdos designados pelo currículo. Estamos numa época em que os alunos possuem novas necessidades. Isso significa que precisamos repensar uma nova forma de organização do tempo e espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário