segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quando a escola é de vidro


A autora Ruth Rocha relata no texto 
Quando a escola é de vidro” as características 
da seriação e as impressões
dos alunos inseridos nesse sistema.


A organização em séries não valoriza os 
conhecimentos intelectuais e culturais adquiridos
pelos educandos fora da escola e os educadores
têm que seguir o mesmo currículo, isto é, eles
não têm autonomia para construir ou 
desconstruir o currículo de acordo com as
necessidades da turma.


A escola mencionada no texto é aquela em que
o professor continua sendo o “redentor do saber”, 
não se interessa pelas opiniões dos alunos, impõe 
suas regras, sem ao menos, explicar o motivo pelo
qual a norma está sendo aplicada.
A seriação não leva em conta a idade dos alunos, 
ou seja, existem educandos que têm 14, 15 anos que 
estão, por exemplo, no 5º ano (antiga 4º série).


Tanto a idade, a maturidade e o crescimento dos
alunos são ignorados por esse sistema. Esta afirmação
é confirmada no trecho “Cada menino ou menina tinha
um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava.”


Abaixo, destaco este texto apresentando - o bem colorido
e ilustrado.



Quando A Escola E De Vidro
View more presentations from PedagogiZa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário