“Quando a escola é de vidro” as características
da seriação e as impressões
dos alunos inseridos nesse sistema.
A organização em séries não valoriza os
conhecimentos intelectuais e culturais adquiridos
pelos educandos fora da escola e os educadores
têm que seguir o mesmo currículo, isto é, eles
não têm autonomia para construir ou
desconstruir o currículo de acordo com as
necessidades da turma.
conhecimentos intelectuais e culturais adquiridos
pelos educandos fora da escola e os educadores
têm que seguir o mesmo currículo, isto é, eles
não têm autonomia para construir ou
desconstruir o currículo de acordo com as
necessidades da turma.
A escola mencionada no texto é aquela em que
o professor continua sendo o “redentor do saber”,
não se interessa pelas opiniões dos alunos, impõe
suas regras, sem ao menos, explicar o motivo pelo
qual a norma está sendo aplicada.
o professor continua sendo o “redentor do saber”,
não se interessa pelas opiniões dos alunos, impõe
suas regras, sem ao menos, explicar o motivo pelo
qual a norma está sendo aplicada.
A seriação não leva em conta a idade dos alunos,
ou seja, existem educandos que têm 14, 15 anos que
estão, por exemplo, no 5º ano (antiga 4º série).
ou seja, existem educandos que têm 14, 15 anos que
estão, por exemplo, no 5º ano (antiga 4º série).
Tanto a idade, a maturidade e o crescimento dos
alunos são ignorados por esse sistema. Esta afirmação
é confirmada no trecho “Cada menino ou menina tinha
um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava.”
alunos são ignorados por esse sistema. Esta afirmação
é confirmada no trecho “Cada menino ou menina tinha
um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava.”
Abaixo, destaco este texto apresentando - o bem colorido
e ilustrado.
e ilustrado.
View more presentations from PedagogiZa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário