terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ciclos de Formação: uma proposta transformadora

KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. POA: Ed. Mediação, 2001. p. 17-51.

No capítulo “Ciclos de Formação: o que significam?”do livro “Ciclos de Formação: uma proposta transformadora”, de Andréa Krug  o que mais me chamou  atenção, além dos espaços alternativos (Laboratórios de Aprendizagem, professores itinerantes e Sala de Integração e Recursos, assessoria pedagógica às professoras e professores, formação permanente,  trabalho de formação com as famílias e funcionários) que possuem as escolas de Porto Alegre organizadas em Ciclos de Formação, foi  agregar a antropologia cultural nos trabalhos docentes, ou seja, “o conteúdo escolar é organizado a partir de uma pesquisa sócio-antropológica realizada na comunidade, onde são buscadas questões-problemas reveladoras da contradição entre a realidade vivida e a realidade percebida pela comunidade. A partir dessa pesquisa, reúnem-se representante discentes e da comunidade para discutir com as professoras e professores o eixo central dos conhecimentos a serem trabalhados na escola.”(KRUG, 2001, p.17).
Essa interação entre escola-discentes-comunidade-docentes é extremamente necessária, pois a instituição de ensino é a responsável pela formação intelectual do indivíduo; conhecer a comunidade ajuda o educador a entender a realidade do educando; o professor a partir dessa observação consegue estabelecer uma conexão entre o conteúdo e as situações cotidianas dos alunos e a partir dessa mobilização, os discentes estarão assistidos.
Concordo com Paulo Freire quando ele diz que “Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar  os saberes com que os educandos, [...], chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária” (1996, p.30). Acredito, assim como ele, que o professor pode aproveitar a bagagem intelectual e cultural do aluno para fazer analogias com sua realidade. Os Ciclos de Formação, além de proporcionar essa oportunidade para o educador, faz o aluno entender o motivo pelo qual ele está adquirindo determinado conhecimento, uma vez que o conteúdo condiz com sua realidade. Diferentemente, acontece com o sistema seriado, onde os conteúdos são estendidos a todos, de forma homogênea, sem explicar ao educando a finalidade da matéria.
Abaixo, destaco os pontos principais do texto.
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Um comentário:

  1. As reflexões estão muito boas e os slides ficaram bem elucidativos. Evidencia um bom domínio das tecnologias.

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