segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sem reprovação no fim do ano

Sem reprovação no fim do ano
Matéria  publicada no jornal O Extra, sexta-feira 27 de novembro de 2009

A reprovação dos alunos do Rio será retardada. De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o aluno que tiver conceito global insuficiente (I) receberá uma nova oportunidade.  O estudante só será reprovado se ele não obter um resultado satisfatório em uma prova que será aplicada em março de 2010.

Segundo a secretária, a avaliação final funcionará considerando as seguintes etapas:

* Conselho de classe;
Haverá um último conselho de classe, onde os professores irão avaliar a aprendizagem e o desempenho de cada aluno.

* Dever de férias;
A criança receberá o dever de férias e terá que apresentá-lo na primeira semana de aula. Cada professor definirá quais são as atividades.

* Revisão e nova prova;
“A criança vai participar da revisão de 30 dias, depois vai fazer uma prova de português e matemática (ou da matéria em que tem pior desempenho), que vai definir se ela continua na nova turma ou se volta para o ano anterior”.

* Outras avaliações;
“As provas de português e matemática serão as únicas elaboradas pelo nível central, mas cada escola vai decidir se, além do dever de férias, cabe uma prova específica no caso de história, ciências...”.

- A avaliação média dos alunos
O gráfico abaixo apresenta o desempenho dos alunos nas provas de português e matemática aplicadas na revisão e no 2º e 3º bimestre.




Para Claudia Costin, um dos motivos pelo mau desempenho dos estudantes, destacado no gráfico, seria o sistema da aprovação automática.

Refletindo...
Analisando um dos critérios de avaliação, o dever nas férias, creio que muitos alunos ao invés de aprender, irão decorar. Além disso, o conteúdo era pra ser assimilado por eles durante o ano letivo. Se os educandos não absorveram determinado conhecimento, não vai ser nas férias que irão aprender. Por isso, não acredito que esta proposta venha contribuir para a aprendizagem dos estudantes. 
OBS: Pessoal, encontrei um vídeo onde pais e alunos opinam sobre a segunda chance nas escolas.

Tenho a mesma opinião daqueles que acreditam que esta medida, nada mais é, do que a volta da aprovação automática, visto que o objetivo não é melhorar a aprendizagem do educando, mas sim reter o menor número de alunos.

Sugestão: a secretaria municipal de Educação, ao invés de colocar os alunos para fazer “o dever de férias”, poderia passar os alunos. As dificuldades seriam trabalhadas no próximo ano com aulas de reforço, ou seja, se o aluno estuda de manhã, as aulas de reforço seriam à tarde e vice-versa. Acredito que assim, os discentes iriam apresentar melhores resultados.

Um comentário:

  1. A reflexão sobre a reportagem ficou interessante. Seu portfólio, como um todo, está bem estruturado, bem organnizado e atende aos propósitos e descritores definidos. As evidências de suas aprendizagens ficaram bem demarcadas, bem como as evidências de vivência do processo avaliativo formativo. As relações teoria e prática poderiam ser estreitadas. De qualquer forma, você está de Parabéns!!
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