Matéria publicada no jornal O Extra, sexta-feira 27 de novembro de 2009
A reprovação dos alunos do Rio será retardada. De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o aluno que tiver conceito global insuficiente (I) receberá uma nova oportunidade. O estudante só será reprovado se ele não obter um resultado satisfatório em uma prova que será aplicada em março de 2010.
Segundo a secretária, a avaliação final funcionará considerando as seguintes etapas:
* Conselho de classe;
Haverá um último conselho de classe, onde os professores irão avaliar a aprendizagem e o desempenho de cada aluno.
* Dever de férias;
A criança receberá o dever de férias e terá que apresentá-lo na primeira semana de aula. Cada professor definirá quais são as atividades.
* Revisão e nova prova;
“A criança vai participar da revisão de 30 dias, depois vai fazer uma prova de português e matemática (ou da matéria em que tem pior desempenho), que vai definir se ela continua na nova turma ou se volta para o ano anterior”.
* Outras avaliações;
“As provas de português e matemática serão as únicas elaboradas pelo nível central, mas cada escola vai decidir se, além do dever de férias, cabe uma prova específica no caso de história, ciências...”.
- A avaliação média dos alunos
O gráfico abaixo apresenta o desempenho dos alunos nas provas de português e matemática aplicadas na revisão e no 2º e 3º bimestre.
Refletindo...
Analisando um dos critérios de avaliação, o dever nas férias, creio que muitos alunos ao invés de aprender, irão decorar. Além disso, o conteúdo era pra ser assimilado por eles durante o ano letivo. Se os educandos não absorveram determinado conhecimento, não vai ser nas férias que irão aprender. Por isso, não acredito que esta proposta venha contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
OBS: Pessoal, encontrei um vídeo onde pais e alunos opinam sobre a segunda chance nas escolas.
Tenho a mesma opinião daqueles que acreditam que esta medida, nada mais é, do que a volta da aprovação automática, visto que o objetivo não é melhorar a aprendizagem do educando, mas sim reter o menor número de alunos.
A reflexão sobre a reportagem ficou interessante. Seu portfólio, como um todo, está bem estruturado, bem organnizado e atende aos propósitos e descritores definidos. As evidências de suas aprendizagens ficaram bem demarcadas, bem como as evidências de vivência do processo avaliativo formativo. As relações teoria e prática poderiam ser estreitadas. De qualquer forma, você está de Parabéns!!
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