sábado, 31 de outubro de 2009

Ensino Fundamental de Nove Anos



Reflexão baseada na reportagem: Prepare-se! Um novo aluno está chegando, da revista Nova Escola

   Em todo o país, a partir de 2010, as escolas deverão integrar as crianças de seis anos no 1o ano. O governo espera que com esta medida, os alunos possam ter maiores oportunidades de aprendizagem, beneficiando, principalmente, os que pertencem às classes populares.
  Para atender as novas exigências, a escola precisará modicar sua estrutura. Essa reorganização implicará na construção de novas salas, na preparação de professores e na elaboração de um novo currículo.
  A ampliação do Ensino Fundamental tem como objetivo inserir as crianças mais cedo na escola. Sendo assim, os professores que irão lecionar para os alunos do 1o ano precisarão ter muita cautela. Pois além de representar uma nova fase na vida deles, eles terão contato com alunos mais velhos. Na verdade, o grande desafio do profissional de educação será garantir a todos o mesmo nível de aprendizado.
  O professor será de fundamental importância para que tudo isto dê certo. Mas, não depende somente dele. É preciso que o mesmo sistema que promoveu esta mudança possibilite ao educador a oportunidade de aprimorar – se, para que ele possa estar apto para cumprir sua função.
 Enfim, o Ensino Fundamental de nove anos significa um avanço no sistema educacional brasileiro. Muitas escolas estão se preparando para atender as novas necessidades. Todavia, a pergunta que fica no ar é: como as escolas que não recebem verba adequadamente irão se estruturar?

Um comentário:

  1. A sua reflexão ficou muito interessante. Sugiro, apenas, que procure estabelecer mais vínculos com o material lido e discutido. Ok? Isso significa que é necessário fazer referências aos documentos e textos que tratam do assunto.

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