sábado, 31 de outubro de 2009

Momento de reflexão

A alegria não chega apenas no encontro do achado
mas faz parte do processo da busca
Ensinar e aprender
não pode dar-se fora da procura
fora da boniteza
e da alegria
gente miúda
mas gente em processo de busca
gente formando-se
crescendo...
é com gente que lido...
não com coisa
se porque lido com gente
não devo negar a quem sonha
o direito de sonhar.
Paulo Freire


Refletindo.....

Em 2010, todas as escolas devem integrar as crianças de seis anos no 1º ano do Ensino Fundamental. Para receber os novos alunos, a instituição de ensino terá que se reorganizar para atender as novas exigências.
A sala do 1º ano vai ser um ambiente mesclado. Sua decoração reproduzirá tanto o mundo da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental.
Cabe ressaltar, que pelo fato da criança de seis anos ingressar no Ensino Fundamental, não significa  que ela tenha que parar de brincar, pelo contrário.  Ela ainda vive no “mundo de fantasias”, portanto as brincadeiras são necessárias em seu cotidiano escolar. Agora, se as atividades  se limitarem apenas a alfabetização, significa dizer que esse aluno não terá alegrias.

“A alegria não chega apenas no encontro do achado
mas faz parte do processo da busca
Ensinar e aprender
não pode dar-se fora da procura
fora da boniteza
e da alegria...”

O educador que lecionará para o aluno do 1º ano precisará ter paciência, coerência cautela e responsabilidade. Pois além de ser o primeiro professor na vida do educando, qualquer ação poderá ser interpretada pela criança como positiva ou negativa.
O professor deve ter noção de sua imensa responsabilidade como educador. E pensar sempre no poema de Paulo Freire que diz:

 “é com gente que lido...
não com coisa
se porque lido com gente
não devo negar a quem sonha
o direito de sonhar.”

 

Um comentário:

  1. Izabelly, muito bacana o poema de Paulo Freire... Que tal fazer alguma reflexão sobre o mesmo, buscando estabelecer uma conexão com o que estamos discutindo sobre o ensino fundamental de 9 anos???

    ResponderExcluir