terça-feira, 6 de julho de 2010

Plano de Aula - Filme da Disney na escola


Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Disciplina: Escola como Espaço Político Pedagógico III

Alunos: Izabelly Cristine e Joilton Lopes de Brito Lemos

Filme: Tinker Bell – Uma aventura no mundo das fadas



No mundo das fadas, todas as fadas são agrupadas em talentos. Cada grupo faz a sua parte do trabalho.

No reino da fada Tinker Bell, as fadas trabalham o ano inteiro, preparando as coisas para a chegada da primavera. Elas fazem tudo o que existe nesta estação, quando terminam seu trabalho, levam tudo o que foi produzido para o planeta Terra.
Quando Tinker Bell nasceu ela foi escolhida para o grupo dos artesãos. No decorrer da história, ela ficará muito triste pois descobrirá que os artesãos não podem ir para o continente. Então, a fadinha resolve trocar o seu talento com a ajuda se suas amigas. 
Tinker Bell na sua busca intensiva por um novo talento acaba destruindo tudo o que foi feito para o início da primavera.
 Muito triste, Tinker Bell começa a valorizar seu talento e cria várias máquinas para refazer o que foi perdido. Em poucas horas a fadinha consegue, com suas invenções, fazer tudo o que demorou o ano inteiro para ser produzido.
  
O filme é carregado de uma ideologia capitalista. Em determinado momento do filme a personagem principal soluciona o problema a partir de suas invenções. Ela mostra que o uso da tecnologia substitui o trabalho manual, fazendo em poucas horas o que todas as fadas demoram o ano inteiro para fazer.
Ora, se Tinker Bell consegue realizar todos os trabalhos durante poucas horas, o que será das outras fadas? 
Isso significa que o trabalho das outras fadas não tem importância, porque as invenções dew Tinker Bell conseguem realizar todos os serviços.

PLANO DE AULA
 
Tempo Estimado: 
Filme: 1h. 20 min. 
Atividade: 50 min. 

Público alvo:
4º ano

Objetivos: 
Identificar o talento das pessoas; 
Reconhecer a importância das profissões.

Conteúdo: 
A importância dos talentos para a vida em sociedade.

Recursos: 
Papel, DVD, datashow, filme ( Tinker Bell – uma aventura no mundo das fadas ).

Desenvolvimento:

1° Passo: Assistir o filme;

2º Passo: Cada aluno ganhará um papelzinho com o nome de um colega da turma. O aluno deverá identificar o talento desta pessoa.

3º Passo: Em roda, os alunos vão ser convidados a falar o talento que eles acham que o colega tem. Este deve confirmar se tem ou não o talento. Caso não tenha, deve identificar o seu talento, podendo ter ajuda dos colegas.

4º Passo: O professor explicará que todos têm um talento. Neste momento será citada algumas profissões, ressaltando a importância delas para a sociedade. Ao falar, o professor mostrará fotos dos profissionais.

5º Passo: Cada aluno deverá comentar o talento de alguém com quem convive, expondo a importância desse talento.

Avaliação : 
A avaliação será feita no decorrer da atividade, levando em consideração a participação e o interesse do aluno.







Um comentário:

  1. Izabelly, o plano está muito bom! Os objetivos focalizam de forma muito clara o que se pretende que os alunos aprendam após a exibição do filme e no desenvolvimento das atividades. A discussão focaliza aspectos bem críticos e ajudam no desenvolvimento mental das crianças da série indicada.

    ResponderExcluir