quinta-feira, 20 de maio de 2010

Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo

Com base na discussão realizada em sala de aula, referente ao texto “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo" de Tomaz Tadeu da Silva, destaquei alguns pontos do subitem “Pedagogia do oprimido versus pedagogia dos conteúdos”.

Pedagogia do oprimido versus pedagogia dos conteúdos

Paulo Freire não desenvolveu uma teorização específica sobre currículo. Seu esforço de teorização consiste em responder à questão curricular fundamental: “o que ensinar?”. Preocupado com a questão epistemológica, Freire desenvolveu uma obra que tem implicações importantes para a teorização sobre currículo.

Segundo Paulo Freire, na escola tradicional o educador exerce um papel ativo. Já o educando assume uma recepção passiva. O caráter verbalista, narrativo, dissertativo do currículo tradicional é criticado por Freire.
Sua crítica ao currículo está sintetizada no conceito de educação bancária”. Para ele, a educação bancária é o conhecimento constituído de informações e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno. Assim, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante.

Educação para oprimir:
(Ivo viu a uva)
(Ada deu o dedo ao urubu)
(Ada deu o dedo à arara)
Quem é o opressor?  (homem)
Quem é o oprimido? (“coisa”)
Quem fará a revolução? A revolução será feita pelos oprimidos, que devem lutar para tirar o poder do opressor. O opressor nunca fará a revolução porque ele não quer perder o seu status. 
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Pedagogia do oprimido
Na pedagogia do oprimido há uma interação entre professor/ aluno. A pedagogia do oprimido deve ser feita com o aluno. O professor não pode trazer tudo pronto. É através do diálogo que professor e aluno vão constituindo esta pedagogia.
A “educação problematizadora” é uma alternativa à concepção bancária. Ela é uma compreensão diferente do que significa “conhecer”. Conhecer envolve intercomunicação e intersubjetividade.  É por meio dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam.  Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Um comentário:

  1. Izabelly, os slides com a síntese ficaram muito bons. Cabe um comentário mais profundo conforme você e o Joilton fizeram na apresentação oral. Dessa forma, o estudo desse texto fica completo!

    Parabéns!
    Ivan

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