Com base na discussão realizada em sala de aula, referente ao texto “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo" de Tomaz Tadeu da Silva, destaquei alguns pontos do subitem “Pedagogia do oprimido versus pedagogia dos conteúdos”.
Pedagogia do oprimido versus pedagogia dos conteúdos
Paulo Freire não desenvolveu uma teorização específica sobre currículo. Seu esforço de teorização consiste em responder à questão curricular fundamental: “o que ensinar?”. Preocupado com a questão epistemológica, Freire desenvolveu uma obra que tem implicações importantes para a teorização sobre currículo.
Segundo Paulo Freire, na escola tradicional o educador exerce um papel ativo. Já o educando assume uma recepção passiva. O caráter verbalista, narrativo, dissertativo do currículo tradicional é criticado por Freire.
Sua crítica ao currículo está sintetizada no conceito de “educação bancária”. Para ele, a educação bancária é o conhecimento constituído de informações e fatos a serem simplesmente transferidos do professor para o aluno. Assim, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante.
Educação para oprimir:
(Ivo viu a uva)
(Ada deu o dedo ao urubu)
(Ada deu o dedo à arara)
Quem é o opressor? (homem)
Quem é o oprimido? (“coisa”)
Quem fará a revolução? A revolução será feita pelos oprimidos, que devem lutar para tirar o poder do opressor. O opressor nunca fará a revolução porque ele não quer perder o seu status.
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Pedagogia do oprimido
Na pedagogia do oprimidohá uma interação entre professor/ aluno. A pedagogia do oprimido deve ser feita com o aluno. O professor não pode trazer tudo pronto. É através do diálogo que professor e aluno vão constituindo esta pedagogia.
A “educação problematizadora” é uma alternativa à concepção bancária. Ela é uma compreensão diferente do que significa “conhecer”. Conhecer envolve intercomunicação e intersubjetividade. É por meio dessa intercomunicação que os homens mutuamente se educam. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo
Izabelly, os slides com a síntese ficaram muito bons. Cabe um comentário mais profundo conforme você e o Joilton fizeram na apresentação oral. Dessa forma, o estudo desse texto fica completo!
1. Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet, proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de evidenciar as suas aprendizagens diversas, múltiplas; 2. Evidenciar a integração entre teoria e prática no âmbito dos aspectos de organização da escola em ciclos, no ensino fundamental (princípios, práticas, projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação,organização curricular, organização do trabalho pedagógico); 3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 2; 4. Vivenciar avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica; 5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos de suas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas, ilustradas com situações do cotidiano escolar; 6. Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.
PROPÓSITOS ESPECÍFICOS:
1. Entender o sistema ciclado, isto é, seus objetivos, suas propostas, metodologias e avaliações. 2. A partir das discussões realizadas em sala de aula, analisar os textos e postá- los de acordo com as minhas reflexões. 3. Fazer do blog um espaço de interação e de trocas de idéias entre os membros da disciplina EEPPII.
DESCRITORES:
1. Atendimento aos propósitos gerais definidos. 2. Atendimento ao (s) propósito (s) específico (s). 3. Cumprimento de prazos (número de postagens definidas mensalmente, reflexões dos textos discutidos em sala de aula, socializações agendadas, envio de exercícios, etc) 4. Construção processual (ao longo do semestre) 5. Organização das postagens, dos quadros, das imagens, relação fonte/cor/tamanho, relação cor da fonte e cor do fundo, etc. de forma que facilitem a boa leitura e a compreensão das produções. 6. Apresentação de análise/reflexão de todas as produções e de outros materiais incluídos; 7. Correção Gramatical das Produções Textuais (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.) – Uso da língua padrão: ortografia, pontuação, concordância, regência, coesão, coerência, etc. 8. Utilização de múltiplas linguagens tecnológicas disponíveis (vídeo, áudio, imagens, etc.) 9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas. 10. Apresentação de síntese conclusiva; 11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio.
Memorial Escolar
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Comecei a estudar cedo por incentivo dos meus pais. Em 1980, aos três anos
fui matriculada em uma escolinha particular próxima a minha casa, em Duque
de ...
Izabelly, os slides com a síntese ficaram muito bons. Cabe um comentário mais profundo conforme você e o Joilton fizeram na apresentação oral. Dessa forma, o estudo desse texto fica completo!
ResponderExcluirParabéns!
Ivan